O Pão de Ló da Tavi não pode faltar na mesa de doces de Natal. Acompanha muito bem com queijo da serra e harmoniza na perfeição com vinho do Porto. Na Tavi não temos apenas uma, mas várias variedades desta receita.
A massa levíssima do bolo justifica o termo "ló", que dá nome à receita. Com efeito, Ló, para quem não sabe, é um tecido finíssimo e delicado.
O Pão de Ló é um dos doces típicos mais procurados nesta altura do ano. Tal como muitas receitas portuguesas o Pão de Ló terá origem conventual. É provável que dos conventos a receita tenha passado para as famílias, onde as mulheres batiam as claras em castelo e as gemas com o açúcar durante quase uma hora. Desse modo, alcançavam uma massa cremosa, que iria dar origem a um Pão de Ló fofo e delicado.
Em Portugal, existem muitas receitas, que diferem consoante a região do país. Por exemplo, o Pão de Ló Tradicional, cozido em forma de barro; o Pão de Ló de Ovar, com uma textura mais húmida; o Pão de Ló Regional, feito com rum e coberto com calda de açúcar; e, ainda, o Pão de Ló da Tavi, cuja textura húmida e sabor irresistível, tornam-no ideal para impressionar os paladares mais exigentes.
Contudo, a receita do Pão de Ló não é apenas portuguesa, tendo versões parecidas em várias partes do mundo: em Itália é conhecido como Pan di Spagna, na Inglaterra e nos Estados Unidos por Sponge Cake e no Japão, onde foi introduzido por navegadores portugueses do século XVI, por Kasutera.
350 gr de gema de ovo | 250 gr de ovo | 350 gr de açúcar | 200 gr de farinha | raspa de 1 laranja
Conheça mais algumas das nossas iguarias, que levam o sabor do Natal à sua mesa: Bolo Rei, Rabanadas e Bolo Inglês.
Pode encomendar as nossas especialidades de Natal aqui ou por telefone 911 558 852. Boas Festas!