A Hora do Chá A Hora do Chá

Dia dos Avós: uma história para encantar...

A Hora do Chá

Os netos enchem uma casa e nós tivemos casa cheia. Foi durante um lanche guloso no primeiro andar da Tavi que ficámos a conhecer um pouco melhor a super avó Odete e três dos seus sete netos: A Luzia, quase a fazer 11 anos, o Horácio, a entrar nos nove e o Luís, com cinco.

A D. Odete é uma avó muito jovem. De espírito e de coração. Talvez por estar muito habituada a lidar com os clientes de palmo e meio que vêm à sua sapataria, a Heidi, aqui mesmo na Rua Sra. da Luz.

Tinha 20 anos quando veio trabalhar para a Foz. É cliente da Tavi há mais de cinquenta. “Quando entro de manhã, o pequeno-almoço começa a ser preparado. Tomo sempre a mesma coisa: meia de leite e pão de leite”.

Com os netos gosta de vir lanchar. Os queques de chocolate estão na lista das preferências dos mais novos. “Eu gosto de beber pingo de cevada”, atira o Luís com o seu sorriso redondo. Rodeada dos netos, a D. Odete tem a felicidade estampada no rosto.

O neto mais novo, o Francisco, tem 4 meses e, tal como acontece com todos os filhos de Sandra, que trabalha com a mãe, é criado na sapataria até completar um ano. Por isso, a “Vó Dete” está quase sempre acompanhada de netos.

Para além de serem uma ajuda preciosa para os pais, os avós Odete e Armando fazem tudo pelos netos. “Quando os pais querem ir a qualquer lado à noite, eu e o meu marido vamos para casa da filha e ficamos lá até eles chegarem”, conta.

O que mais gostam de fazer com a avó? A resposta é unanime: Passear no Parque da Cidade! Mas também gostam de brincar em casa dos avós, com os brinquedos que eram do tio e da mãe.

O ano passado, a neta mais velha, Luzia, chegou a ir de férias com os avós para o Algarve. “Ela e o avô foram o caminho todo na brincadeira. A viagem parece que passou em metade do tempo”, confessa a avó babada que ainda se lembra de quando a Luzia estava para nascer. “Não dormi a noite toda. Mal soube, fomos a correr para a maternidade e ainda as vimos sair da sala de partos”.

Perguntámos aos mais velhos, à Luzia e ao Horácio, o que estavam a pensar fazer neste Dia dos Avós. “Podemos pintar uma praia com guarda-sóis e o Luís (com cinco anos) podia fazer as nuvens”, começa a Luzia a planear. Já o Horácio idealiza oferecer aos avós “um campo cheio de flores e de árvores”.

Temos a certeza de que, independentemente do tema da pintura, a avó Odete e o avô Armando vão ficar radiantes com esta lembrança tão querida. Feliz Dia dos Avós!

Scroll top

Sábado e Domingo
8h00 às 19h00
logo finance

Usamos cookies para lhe garantir uma melhor experiência de navegação. Não guardamos qualquer informação pessoal.

Uso de Cookies

Este site usa cookies com o objectivo de lhe garantir uma melhor experiência de navegação. Alguns destes cookies são necessários para que este site funcione.

Outros são guardados para o reconhecer quando regressa ao site e para ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.

Não guardamos informação pessoal.

Se concorda com o uso de cookies do site Tavi, por favor escolha "Concordo"